Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



16/05/08

O sonho comanda a vida


O Tribunal Arbitral de Desporto (TAD) aceitou o recurso do sul-africano Oscar Pistorius. O atleta, que não tem pernas, quer disputar os Jogos Olímpicos de Pequim, mas a Federação Internacional de Atletismo não lhe tinha dado autoprização, defendendo que, pelo facto de utilizar próteses, Pistorius estaria em vantagem sobre os outros atletas. Ele recorreu da decisão e ganhou. Desde que alcance os mínimos olímpicos nos 400 metros, vai poder competir na China no próximo mês de Agosto. E tem ainda a hipótese de correr a estafeta 4x400 metros pelo seu país. Em última análise, os Jogos de Londres, em 2012 poderão ser outro objectivo. Ouvida a decisão, o atleta amputado disse: "Agora vou poder correr atrás do meu sonho. Este é um dia muito importante para mim, assim como para todos os atletas paralímpicos".

Pistorius utiliza duas próteses de carbono depois de ter nascido sem as duas fíbulas (os perónios) acabando por ser amputado com apenas 11 meses de vida. Agora, o TAD afirma que o uso das próteses não lhe dá vantagem sobre os outros atletas.


Nadabrovitchka !!!!!




Aí está mais um grande fim-de-semana! Não façam planos para ir à praia, o tempo não vai ajudar. Mas há muito por onde escolher: música, artes de rua, livros e arquitectura. É à vontade do freguês. Divirtam-se!


1 - A 8.ª edição do Imaginarius - Festival Internacional de Teatro de Rua decorre em Santa Maria da Feira até ao próximo domingo. Para todos os gostos e se as condições meteorológicas o permitirem.


2 - As semanas académicas estão aí. Com excepção das tunas, a programação musical vale a pena. Em Lisboa, no Parque do Tejo, há muito por onde escolher. Preços entre 8 e 30 euros para ver e ouvir All Star Band (Tim, Santos e Pecadores, Sara Tavares, Cool Hipnoise, Sam The Kid, Prince Wadada e Expensive Soul), Quim Barreiros, Soulbizness (hoje); Blasted Mechanism, Buraka Som Sistema, Primitive Reason, Kalashnikov, Pow Pow Movement (amanhã).


3 - John Cale, um dos magos do rock alternativo, está de regresso a Portugal acompanhado pela Acoustimatic Band. Hoje em Famalicão e amanhã em Portalegre. Só para fãs.


4 - O espaço Vemos, Ouvimos & Lemos, do cartoonista Luís Afonso, em Serpa, - agora com gerência de Paulo Barriga e de Filipa Figueiredo - está de volta à actividade cultural. A "reinauguração" é amanhã com o lançamento de um novo projecto musical de Paulo Ribeiro, com a abertura de duas exposições simultâneas de André Letria, com o lançamento do mais recente livro infantil de Carla Maia de Almeida, "Não Quero Usar Óculos" e com a presença do Chefe Nobre, do Hotel da Cartuxa, que irá preparar as tapas que farão a temporada de Verão das duas esplanadas do Espaço VOL. Que estão à espera?


5 - Le Corbusier - Arte da Arquitectura vai estar em exibição até 17 de Agosto no Museu Colecção Berardo, no CCB, em Lisboa. "Contextos", "Privacidade e Publicidade" e "Arte Construída" são as áreas da exposição que inclui obras pertencentes à Fundação Le Corbusier, 20 pinturas, oito esculturas, várias peças de mobiliário, cerca de 80 desenhos, 50 primeiras edições da biblioteca do arquitecto e mais de 70 objectos da sua colecção particular.

15/05/08

Obviamente, demito-me!


Na mesma edição da revista VISÃO, a de hoje, onde se fala do preço do pão, há mais um brilhante artigo de Ricardo Araújo Pereira. Desta vez, o 'Boca do Inferno' é sobre os jornalistas portugueses que têm escrito sobre ele as maiores mentiras e alarvidades, desde os vícios de luxo às férias paradisíacas. São as inverdades que RAP afirma terem sido escritas sobre ele. E tem toda a razão. Há por aí um tipo de jornalismo que preza a inveja e a mesquinhez, que se importa com o que este ou aquela fazem, o que compram, com quem namoram, de quem se divorciam, com quem discutem, de quem têm filhos, quem atraiçoam e coisas do género.


RAP afirma que já não lê nada do que é escrito sobre ele. Mas há muito quem o faça. O que não faltam são leitores para este tipo de lixo jornalístico. Daí existirem tantas publicações que prezam esses assuntos. O povo gosta, diz quem manda nessas publicações. E nós temos que dar ao povo aquilo que o povo gosta. Mas será que o povo gosta? Ou será que não tem outras alternativas de peso?


De cada vez que os nossos canais televisivos passam um boa reportagem bem feita, sobre um tema actual, imediatamente a seguir ao Telejornal, Jornal da Noite ou Jornal Nacional, as audiências não mentem: o povo assiste, o povo interessa-se. O povo não é burro. Mas é muito mais fácil a quem dirige jornais e revistas da especialidade fazer artigos sobre casas e hábitos de famosos. E é mais fácil ainda encontrar quem as queira fazer.


Há cerca de um ano, fui destacado para fazer um trabalho sobre casas de famosos no Algarve. Onde se localizavam, como eram, quais as características, os preços dos terrenos, os vizinhos, os hábitos. Fi-lo. Depois de publicado, olhei para as páginas impressas e constatei que tinha chegado ao ponto mais baixo da minha carreira. Decidi naquele momento. Preparei o meu futuro profissional e despedi-me.

Viúva Negra




O jornalista da revista SÁBADO, Nuno Tiago Pinto, acaba de lançar o seu primeiro livro. "Maria das Dores – A viúva negra ", da Sextante Editora, já começou a ser distribuído pelas livrarias de Portugal e conta a história, a vida e o crime cometido pela socialite Maria das Dores. Uma reportagem é o que se pode dizer do trabalho efectuado por Nuno Pinto. resultou de vários meses de investigação, de entrevistas e recolha de dados sobre o crime que escandalizou a sociedade portuguesa. Tudo começou numa reportagem para a revista Sábado, mas não poderia ter ficado por aí. Assim sendo, o jornalista - que já passou pela SIC e pelo INDEPENDENTE - conta tudo: a chegada de Maria das Dores a Lisboa, o seu primeiro casamento, a forma como conheceu Paulo Pereira da Cruz (o marido assassinado) e a sua vida na prisão. O livro está à venda por 11,10 euros e durante 117 páginas estamos perante um género nobre do jornalismo cujos bons exemplos são cada vez menos frequentes. Esta é uma Grande Reportagem e merece a vossa atenção. Parabéns Nuno!

Pão de Deus


O jornalista e editor da VISÃO, Filipe Luís, deixa hoje na sua revista mais um artigo de opinião incisivo e crítico. Uma das frases é uma pergunta que ilustra bem a hipocrisia da recente crise dos cereais e consequente aumento do preço do pão. Aqui está ela: "Foi preciso o pão começar a tornar-se um produto de luxo, não só no Darfur, mas às portas de Roma, para que a Igreja acordasse?"


14/05/08

CADA UM TEM O QUE MERECE


Um grito

Outubro de 2002. Quase 60 anos depois, o local está invadido por um silêncio que envergonha. Como foi possível? Percorrem-se os caminhos de gravilha que cortam a direito entre zonas tristes de relva. Cada bloco de edifícios, cada gradeamento, cada degrau das escadas grita de revolta. De dor, de angústia, de morte.

Pequenos grupos de pessoas caminham lentamente e sem ruído. A cada passada, o arrastar das pedras, num cuidadoso ritual de não querer acordar os mortos. Dois velhos ficam imóveis em frente ao muro cinzento marcado pelos orifícios das balas. Falam entre eles, sempre baixinho. Os filhos e netos aproximam-se, colocam-lhes os braços por cima, abraçam-nos. Abraçam-se.

É a primeira vez que cá voltam desde o dia em que foram libertados. Escaparam com vida a um local onde milhões não tiveram essa sorte. Mostram os números tatuados no braço, só falam polaco, mas isso pouco interessa. O que têm para transmitir não precisa de tradução.
Sobreviveram a Auschwitz e voltaram para mostrar à família o local onde passaram os piores dias das suas vidas.

Os velhos percorrem todos os corredores, querem ver tudo o que o agora museu tem para mostrar. As salas onde se amontoam toneladas de cabelo, de dentes, de próteses daqueles para quem a vida não foi justa e que pagaram pela intolerância e violência maquiavélica de um regime.

Choram, nunca deixam de chorar durante as horas que ali passam.
E eu sinto vergonha. A vergonha alheia. Peço-lhes desculpa sem ter tido qualquer tipo de responsabilidade. Peço-lhes desculpa em nome do que poderia ter sido feito para evitar a tragédia. E agradeço-lhes a lição de vida que me acabam de dar. Há momentos que não se esquecem

Encontros imediatos


Afinal, pode existir vida fora do planeta Terra. Milhões de pessoas em todo o Mundo acreditam em extra-terrestres e nem sempre são bem vistos por isso. Mas a opinião de Jose Gabriel Funes tem outro impacto. Ele é padre jesuíta e director do jornal Observatório do Vaticano e acaba de admitir que pode haver um planeta habitado por seres que não cometeram o pecado original. Continua a acreditar que Deus foi o criador do Universo, mas não põe de lado a hipótese de haver vida noutros planetas: ""Tal como existe uma multiplicidade de criaturas na terra, poderia haver outros seres, igualmente inteligentes, criados por Deus", afirmou este astrónomo. E vai mais longe, ao sugerir que haja uma referência ao "nosso irmão extraterrestre", do mesmo modo que São Francisco de Assis falava de "irmão" ou de "irmã" para todos os seres que habitam a Terra.

Nada mal. Aí está um pequeno passo para o Homem e um grande salto para a Humanidade. Há uns séculos, torturaram, queimaram e mataram quem defendia que a Terra era redonda e que não estava no centro do Universo. Hoje já acreditam que pode haver vida fora daqui. Por este andar, mais século, menos século, até vão defender o uso do preservativo.

13/05/08

Los Peseteros


Acordo, venho à net ver as notícias e abro o DIÁRIO DIGITAL. Fico a saber que o Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médicas (CNEDM) da Ordem dos Médicos propõe que os médicos passem a cobrar até 20% se o doente não aparecer na consulta sem avisar. Esfrego os olhos, espreguiço-me e começo a ler novamente a notícia. É mesmo verdade. Trata-se de uma proposta de revisão do Código Deontológico que prevê essa medida.


Logo a seguir percebo que o Código Deontológico já prevê essa cobrança aos doentes que faltam sem avisar, como se tratasse de um sinal. Fico também a saber que Rui Nunes, presidente da Associação Portuguesa de Bioética, está contra esta medida, esta regra que "acentua a visão mercantilista da medicina". E o senhor deixa a questão: "Quando um médico se atrasa cobra uma consulta mais barata?". Nem mais, Rui Nunes. Nem mais.

12/05/08

Verdade ou consequência?


Em véspera do 13 de Maio, no aniversário daquela que foi considerada a primeira aparição da Senhora de Fátima aos três pastorinhos, vamos tentar saber a vossa opinião sobre o assunto. O que pensam do fenómeno 'Fátima'? Acreditam que a Senhora apareceu às três crianças ou, pelo contrário, foi tudo uma mentira pegada? Terá sido um fenómeno natural ou, de facto, aconteceu um milagre mas a Igreja Católica fez um aproveitamento da situação? Vamos lá pôr o dedo na ferida: têm uma semana para votar. Obrigado.

Vá para fora

A sondagem da semana passada chegou ao fim. A pergunta era fraquinha, mas obrigado pela participação. Era para saber qual seria o melhor país para viver e trabalhar, uma vez que os últimos dados apontam para 5 milhões de portugueses a residir fora de Portugal. O leque de opções era variado e por pouco não havia um vencedor destacado. Mas houve. Os passageiros cá do blog optaram pelos EUA. O sonho americano teve direito a 23% dos votos. Espanha, Luxemburgo, Austrália, Brasil e Inglaterra conseguiram 15% das preferências e ficaram todos na segunda posição. Quanto a Suiça, Alemanha, França e Andorra não tiveram direito a qualquer voto.