Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



03/05/08

Jornalismo Positivo Mundial / World Positive Jounalism



Esta é a distribuição pelo ciber-mundo dos passageiros deste blog.


This is the cyber-world distribution for this blog's passengers.



Obrigado, Gracias, Merci, Thank You, Arigato, Danke, Grazie

Quatro meses de 'Jornalismo Positivo'.

2,250 passageiros, uma média de 21 por dia e 562,5 por mês.

4151 páginas visitadas, 41 por dia e 1037,5 por mês de média.

Obrigado por fazerem parte desta viagem.

02/05/08

Bater no fundo


Procura-se analista de política internacional que possa explicar a notícia veiculada pela CNN. DE acordo com uma sondagem realizada pela estação de televisão e pela Opinion Research Corporation, 71% dos americanos discordam da actuação de George W. Bush como presidente dos EUA. Nunca nenhum presidente na história dos EUA tinha chegado tão baixo. É o que dizem os números.


WASHINGTON DC (CNN) -- A new poll suggests that President Bush is the most unpopular president in modern American history.

A CNN/Opinion Research Corp. poll shows 71 percent disapprove of President Bush's job performance.

A CNN/Opinion Research Corp. survey released Thursday indicates that 71 percent of the American public disapprove of how Bush is handling his job as president. "No president has ever had a higher disapproval rating in any CNN or Gallup Poll; in fact, this is the first time that any president's disapproval rating has cracked the 70 percent mark," said Keating Holland, CNN's polling director.


From CNN



Mais informações aqui

Méééééééééééé !!!!!!!


Sol, outra vez. E finalmente! Está de volta, a apelar a tardes passadas de óculos escuros, protector solar e muita calma. Seja na praia ou numa bela esplanada citadina. Para quem dispensa estas cansativas actividades, também há cultura. E muita. Além de festas populares, queima das fitas e até mesmo temperaturas negativas. Saiam do sofá!


1 - Este é o último fim-de-semana da Ovibeja 2008. Decorre no Parque de Feiras e Exposições da cidade alentejana e já existe há 25 anos. Xutos e Pontapés, Da Weasel e Jorge Palma fazem parte do programa de festas.


2 - Começa hoje a mais famosa Queima das Fitas de Portugal. Em Coimbra, obviamente. Fingertips, Clã, Mind Da Gap, Jorge Palma, Anthony B, David Fonseca, Primitive Reason, Gabriel O Pensador, Mesa e James são alguns dos nomes. Os preços é que não são próprios para estudantes: passes gerais entre 47 e 67 euros. Agradeçam ao Rock in Rio pela inflação no preços dos espectáculos em Portugal.


3 - Termina no próximo domingo a Festa da Dança, em Lisboa. Debates, aulas abertas ao público e espectáculos inéditos são algumas das actividades programadas. Galeria Zé dos Bois, Forum Dança, Bomba Suicida e Terreiro do Paço são alguns dos locais onde se poderá assistir às apresentações.


4 - Com este calor, começam as saudades do Inverno. Ou não. Para os saudosistas, há o Minus 5.º Ice Lounge, um bar onde tudo é feito de gelo e a temperatura está a cinco graus negativos. É no Palácio do Gelo, em Viseu e há roupa disponível para os mais friorentos.


5 - Figueirinha, Galapos, Galapinhos, Coelhos, Creiro e Arrábida. Praias num dos mais espectaculares parques naturais portugueses. Provavelmente o mais ameaçado de todos, graças à vergonha do cimento e à incompetência de quem manda no Parque Natural. Vão à praia e comprovem os dois lados desta história de beleza natural e estupidez ambiental.

01/05/08

Vade Retro Supermercado!


Católicos contra a abertura dos hipermercados aos domingos. É esta a linha mestra do artigo publicado hoje, Dia do Trabalhador, no jornal PÚBLICO. A Liga Operária Católica (LOC) e Januário Torgal Ferreira, bispo das Forças Armadas, defendem que o domingo deve ser um dia vocacionado para a família, logo as grandes superfícies devem estar encerradas. A coordenadora nacional da LOC, Fátima Almeida, relembra que os funcionários dos hipermercados também têm famílias, embora constate que "esses espaços comerciais sejam uma espécie de centros de culto" para as famílias modernas. Torgal Ferreira vai mais longe e defende que deve haver o "cumprimento de valores sociais como é o descanso e a tranquilidade que um trabalhador merece". E ainda deixa um recado sobre este assunto: "Com bom senso e grande sensatez, as pessoas deveriam abrir os olhos".

É verdade, senhor bispo. As pessoas deveriam mesmo abrir os olhos. E algumas pessoas deveriam também não querer impor a sua fé aos outros. Neste estado constitucionalmente laico e republicano em que vivemos - Laico: aquele que é hostil à influência, ao controlo da Igreja e do clero sobre a vida intelectual e moral, sobre as instituições e os serviços públicos - a sua opinião vale tanto como a de qualquer outra pessoa. Seja ela católica ou não.


Seguindo a linha de raciocínio da LOC e do bispo das Forças Armadas, vamos também batalhar para que os hipermercados estejam fechados sempre que houver um bar mitzvah ou sempre que for altura de Ramadão. Não queremos ofender os judeus nem os muçulmanos com a nossa sociedade consumista nas suas alturas de festa ou de jejum.

Quem quiser passar o domingo em família, poderá fazê-lo. Mesmo que os hipermercados estejam abertos. E quanto aos funcionários obrigados a trabalhar, essa é uma questão relacionada com a flexibilidade e polivalência, leis laborais e precariedade no posto de trabalho, matérias sobre as quais poucos ou nenhuns comentários se ouviram da boca da LOC ou de Torgal Ferreira.

Livre arbítrio, possibilidade de escolha, capacidade individual de decisão. Ora aí estão algumas qualidades humanas com as quais as religiões e seitas deste mundo nunca souberam lidar muito bem. Talvez esteja mesmo na hora de as pessoas abrirem os olhos.

30/04/08

CADA UM TEM O QUE MERECE



Há lugar para mais um?

Pela frente ainda tínhamos mais nove horas de caminho. Pelo menos. Outras tantas já tinham sido cumpridas desde o momento em que Merzouga, no desértico sul de Marrocos, se tinha transformado numa miragem. Três dias em treinos com equipas portuguesas que iriam participar no Dakar 2006. Isto no tempo em que ainda havia Dakar a sério, daqueles que partia da Europa e chegava a África.

Acordávamos às seis da manhã, por vezes mais cedo. E deitávamo-nos pouco antes disso. Ainda bem que estávamos num auberge do deserto. Não havia nada para fazer, mas encontrámos sempre qualquer coisa para passar o tempo. O Enfermeiro, assim era conhecido o massagista marroquino autodidacta que servia a equipa portuguesa de todo-o-terreno, animava as noites. Pegava nos tambores em pele de cabra, juntava mais dois ou três companheiros de estrada e o espectáculo nascia. Não largava o pequeno cachimbo de kif nem o copo de whisky. E era muçulmano, imagino se não fosse.

Todos os dias, à volta dos jipes de alta cilindrada e camiões carregados de equipamento, juntavam-se dezenas de crianças, conhecidas de outras viagens, de outros treinos. Vestiam camisolas de Portugal, bonés do Benfica e diziam palavras soltas em português. Só para agradar, para comunicar, para receber alguma coisa em troca. Nunca voltavam para casa de mãos a abanar. Era uma festa todos os dias. Terminava quase sempre à mesa, com leitão assado e cerveja nacional trazida nos camiões desde Lisboa.

O regresso fez-se a custo. Nove horas depois de termos saído desse enclave em Merzouga, deparámo-nos com este cenário. No meio da estrada, a andar a 30 ou 40 quilómetros por hora - talvez menos - um camelo dos tempos modernos transportava tudo o que era possível: pessoas, sacos, móveis, carrinhos de mão, plásticos, jantes de automóvel... o que coubesse seguia viagem. Ainda hoje continuo sem saber como se alcança tal estado de equilíbrio. Mas já sei como é possível ter um sorriso nas mais miseráveis condições de vida.

Basta relativizar.

29/04/08

Afinal, faz bem à saúde


O jornal digital PORTUGALDIÁRIO apresenta hoje um excelente elogio ao ego. Ou seja, agora que o Verão se aproxima a passos largos, são-nos apresentadas oito razões saudáveis - oito!!!! - para se beber cerveja. Esqueça-se a barriga e as intermináveis romarias ao WC. Afinal, a bebida parece ser saudável. É esse o resultado de uma década de investigação que demonstra que "o consumo regular e moderado de cerveja - um a dois copos de 35cl por dia para os homens e um para as mulheres - pode ser bom para a saúde, especialmente se estiver a debater-se com algumas das doenças mais comuns relacionadas com o envelhecimento."

De acordo com o PORTUGAL DIÁRIO, e citando outros estudos, o consumo de cerveja pode também reduzir em 30 a 35% a probabilidade de ataques cardíacos nos homens, se comparados com quem não bebe. O bom colesterol também aumenta com o consumo moderado da popular 'bejeca', de acordo com a Universidade de Boston. Os peritos desta instituição dizem ainda que a cerveja pode ajudar a reduzir a criação de coágulos nas artérias, proteger contra a diabetes do tipo 2 e revigorar o cérebro. E ficamos a saber também que as pessoas com mais de 65 anos que bebiam habitualmente uma a seis bebidas alcoólicas por semana apresentaram menor risco de sofrer demência do que os abstémios.

O que não pode acontecer é beber mais do que se deve. Isto porque os homens que ingerem cinco ou mais bebidas aumentam em 30% as probabilidades de morrerem em virtude de uma doença cardíaca. Charlie Bamforth, director e professor do Departamento de Ciências e Tecnologia Alimentar da Universidade da Califórnia conclui: "A cerveja não é um medicamento."

Faz parte da alimentação, diz ele. E sabe tão bem com caracóis, marisco ou picanha, digo eu.

28/04/08

Fado no Japão


A edição do último sábado do semanário EXPRESSO é para guardar. Isto porque na revista ÚNICA, um dos temas tratados é a vida de Hideco e Taku, dois japoneses sem qualquer ligação familiar a Portugal que cantam fado no Japão. 'Estranha Forma de Vida', assim se chama a reportagem, é uma viagem às noites dos dois intérpretes. A mais de 12 mil quilómetros de Portugal, o fado não deixa de fazer sentido. Numa sala esgotada, os temas são cantados em português perante uma audiência conhecedora e totalmente constituída por japoneses. Não se explica, sente-se, como mostram as fotografias de Paulo Barata e o texto de, já sabem, Ricardo Santos. Esta edição do EXPRESSO continua à venda até à próxima sexta-feira. Façam o favor de levar o saco plástico para casa. A gerência agradece.

A nossa namorada ideal


Depois de tantos assuntos sérios, vamos tentar escolher aqui no blog a 'Namoradinha de Portugal'. Ou seja, vamos seleccionar aquela mulher com quem todos os portugueses sonham. A tarefa não vai ser fácil, uma vez que a concorrência é muito forte. As candidatas são de peso e mostram, todos os dias, os seus encantos. Esqueçam as Cláudias Vieiras, Catarinas Furtados e coisas que tais. Estas sim, são as grandes pretendentes ao trono: Manuela Ferreira Leite, Odete Santos, Zita Seabra e Maria Cavaco Silva. No final, só pode haver uma. São as nossas imortais.

E agora, quem é que vai liderar o PSD? Humm?


Nada a dizer. A votação da última sondagem cá do blog foi mais do que expressiva. Questionados sobre a situação que se está a viver dentro do PSD, os visitantes do 'Jornalismo Positivo' não tiveram dúvidas em escolher um filme para caracterizar o momento. Assim sendo, 'Apocalipse Now' foi o grande vencedor com 75% das preferências, a mais expressiva vitória de sempre nestas sondagens caseiras. As segundas escolhas ficaram para 'Os Salteadores da Arca Perdida' e 'Garganta Funda', ambas com 12% de votos. Em último lugar, talvez por pudor, e sem qualquer voto ficou 'Feios, Porcos e Maus'. Feios e porcos, talvez seja demasiado duro, mas a ver como as coisas estão a acontecer no maior partido da Oposição, pelo menos maus eles são.

Liberdade

O fim-de-semana prolongado da Liberdade tem destas coisas. Dá-nos a possibilidade de não seguir as regras, de subverter o sistema, de fugir ao óbvio. E como também foi um fim-de-semana de festa, quem pagou foi o blog. É essa a razão de os posts não terem surgido com a periodicidade desejada. E muito menos as sugestões para três dias de sol, calor e boa disposição. Fica para a próxima. Até já!