Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



22/04/08

Lotação esgotada


Hoje é o Dia da Terra e não se vai falar de outra coisa. Do impacto que o ser humano causa no planeta, da falta de respeito que temos pelo meio ambiente, da poluição, do aquecimento global, da camada do ozono, do Protocolo de Quioto que teima em não ser assinado por quem mais polui... Enfim, as questões que realmente importam se queremos deixar alguma coisa de jeito para quem vier depois de nós.


Coincidência macabra ou talvez não, hoje é também o dia de aniversário da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas. Passam nove anos desde o momento em que a entidade foi legalizada, criada por um grupo de pessoas que assim se apresenta no seu site: "Somos um grupo de casais, com três ou mais filhos; Acreditamos nos valores da família; Defendemos o direito à vida desde a sua concepção; Sentimos a necessidade de apoiar as famílias numerosas." Quanto aos objectivos da APFN prendem-se, por exemplo, com os "legítimos interesses das famílias numerosas, designadamente em matéria fiscal, de habitação, saúde e educação". Esta associação luta pelos direitos das famílias numerosas, mas só se fizerem parte do grupo, já que outro dos seus objectivos é a "obtenção de facilidades e descontos para os associados". Pelos vistos, só para os associados.


Dia da Terra e aniversário da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas.

Há lá coisa mais contraditória? Não chegam já os que por cá andam sem família, a morrer de fome, sem afectos, sozinhos? É mesmo necessário aumentar a população de um planeta que vai rebentar pelas costuras e que não oferece qualidade de vida a 90% dos seus habitantes?

21/04/08

Único!


25 anos, Ridley Scott fez História com 'Blade Runner'. Agora é a vez de comemorar esse quarto de século com uma versão final remasterizada, inédita e cheia de surpresas. A estreia é na próxima quinta-feira e é a oportunidade de rever Harrison Ford naquele que é um dos grandes filmes de culto da cinematografia. Esta será a quinta versão de 'Blade Runner', um filme baseado na obra de Philip K. Dick, 'Do Androids Dream of Electric Sheep?', de 1966. Na Los Angeles futurista de 2019 (está tão perto e tão longe da realidade sonhada no filme), Rick Deckard (Ford) procura eliminar um grupo de andróides que querem ser humanos. Roy Batty (interpretado por Rutger Hauer) é um deles. A estreia desta versão final é a 24 de Abril. Não há melhor prenda possível!

Sondagem laranja


Marques Mendes foi criticado, foi a eleições internas e perdeu. Luís Filipe Menezes ganhou. Fez promessas, assumiu-se como futuro primeiro-ministro, limpou o balneário e apontou o dedo aos barões do Partido Social Democrata. Marcou uma conferência de imprensa, anunciou que há muito tempo não se via uma campanha difamatória tão grande contra uma só pessoa e demitiu-se. Fez birra e colocou o lugar à disposição, abrindo a porta a eleições directas dentro do PSD. E agora, os candidatos começam a chegar-se è frente. Quem é que quer liderar o maior partido da Oposição? Quem é que quer ser um líder a prazo, sabendo que Sócrates e o PS dificilmente irão perder as eleições contra este adversário tão debilitado? Até agora, nenhum candidato interno de peso, estão todos a guardar-se. É caso para dizer que este PSD está em maus lençóis. Tão maus que esta situação quase dava um filme. É essa a ideia para a sondagem desta semana aqui no blog. Vamos escolher um filme que caracterize a actual situação do PSD. Até ao próximo domingo, basta clicar!

20/04/08

Sai uma revolução para a mesa do canto!

Doa a quem doer, não faz sentido comemorar o 25 de Abril. Foi essa a opinião da maioria - não absoluta - dos visitantes do 'Jornalismo Positivo'. E não faz sentido por que este país precisa de uma outra revolução - 38% de votos confirmam esta teoria. Logo a seguir, houve um empate técnico (23%) entre duas opções de peso e antagónicas: 'Sim, apesar de tudo valeu a pena' e 'Não, a nossa família perdeu tudo em África'. No último posto ficou o facilitismo, com 15% das preferências: 'Sim, é feriado e calha à sexta'. Esta é a semana em que se vai falar muito do 25 de Abril, por isso fica prometido que, aqui no blog, o assunto fica por aqui. A não ser que se justifique por causa de... sei lá... um ataque ao Parlamento, um golpe de Estado, o povo na rua, um Governo de Salvação Nacional ou qualquer coisa do género.