Porquê? Why?

Há histórias que têm que ser contadas.
Há exemplos que têm que ser seguidos.
Há personagens que têm que ser desvendadas.
E nós merecemos um jornalismo diferente que nos mostre que ainda vale a pena.



14/03/08

Hotel Cápsula em Tóquio


No passado sábado, a revista NS, parte integrante do JORNAL DE NOTÍCIAS e DIÁRIO DE NOTÍCIAS, publicou uma viagem ao mundo dos hotéis-cápsula, em Tóquio. História deste tipo de unidade hoteleira, sensações vividas, pormenores da organização japonesa, preços e clientes habituais, tudo sob o nome de 'Hóspede do Gavetão 6005'. Texto meu e fotografias do Paulo Barata. Se ainda forem a tempo...

Artigo no DN

Para os interessados, informo que a edição de hoje do DIÁRIO DE NOTÍCIAS apresenta um artigo sobre a vinda de Mike Scott e dos Waterboys a Portugal - 'Resgatar o passado na gaveta dos Waterboys'. Entrevista ao carismático vocalista e lançamento do concerto desta noite em Gaia, cortesia deste vosso amigo. Comprem a edição em papel ou visitem http://dn.sapo.pt/2008/03/14/artes/resgatar_o_passado_gaveta_waterboys.html

Chega de trabalho!


Há sol no horizonte, a meias com algumas nuvens e possibilidade de chuva. Ou seja, não há previsão meteorológica fiável para este fim-de-semana. O que é certo é que temos de fazer alguma coisa para agitar a rotina. E hipóteses não faltam. Aproveitem!


1 - Waterboys em concerto esta noite no Pavilhão Municipal de Gaia. Mike Scott e companhia para a apresentação do novo álbum 'Book of Lightning' mas com direito a 'The Whole of the Moon', claro!


2 - Festival Internacional de Blues de Coimbra. É a sexta edição e decorre até amanhã no Teatro Académico Gil Vicente. Gary Lucas, Dead Combo, Billy Jenkins, Steve Morrison, Afrissippi, Ruby Ann e Super Chikan são os convidados de honra.

3 - Tokyo Hotel no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. Da Alemanha, com amor. É já no domingo.


4 - 'Este país não é para velhos' continua nas salas de cinema. É o filme mais visto do momento em Portugal. Javier Bardem no seu melhor.


5 - Vai um jantarinho vegetariano? Restaurante Terra, ao Príncipe Real, em Lisboa. Um buffet e uma esplanada de eleição.

13/03/08

Solteiro e bom rapaz


"Não há amor sem sofrimento e sem dor". A frase não é do Marquês de Sade num dos seus actos filosóficos na alcova - mas poderia ser. Pelo contrário, é de D. Jorge Ortiga, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Este foi apenas um dos seus comentários à criação, hoje anunciada, do portal Divórcio na Hora.Com. Diz o senhor que este meio, que irá possibilitar a quem o deseje divorciar-se em poucos minutos, é "quase uma promoção ao divórcio". D. Ortiga, citado pela agência católica ECCLESIA, teve outras declarações relacionadas com o caso, como "Ninguém ignora que a vida de amor num casal tem os seus momentos: umas vezes na alegria e felicidade e outros com algumas dificuldades" ou as dificuldades tornam "o amor mais adulto e consciente".
O dito portal foi lançado pelo advogado português Januário Lourenço numa parceria com uma empresa inglesa de tecnologias aliadas à Justiça. Os divórcios podem ser efectuados em pouco tempo (entre 4 e 20 minutos), desde que obedecendo a características simples, como por exemplo não existirem bens ou filhos comuns entre os dois cônjuges.
Mas, como é óbvio, a Conferência Episcopal Portuguesa - composta por homens solteiros, diga-se de passagem - teve que manifestar-se contra e defender os valores tradicionais da família. Como o casamento, actividade que os membros da dita Conferência não praticam. Felizmente, vivemos no século XXI e todos temos direito a ter opinião. Até mesmo o D. Jorge Ortiga e a Conferência Episcopal Portuguesa, esses paladinos do progresso que ainda julgam que este não é um país republicano e laico. Ah não sabiam? Está na Constituição.

Dos dois mil não passarás


Vai à frente na sondagem cá do blog e Chalana já está a tremer de medo. Ou melhor, Fernando Chalana, porque os jogadores de futebol quando passam a treinadores ganham um segundo nome: Diamantino... Miranda; Álvaro... Magalhães; António... Oliveira; António... Sousa e por aí adiante. Pois bem... Nostradamus é quem vai à frente para suceder a Camacho... Jose Antonio. Tudo indica que ele poderá prever o futuro do Benfica para os próximos 1000 anos.

Sem água


"Bem-vindo à EPAL! Saiba quem somos e o que fazemos para o servir melhor e estarmos mais perto de si. Para nós a sua opinião conta. Contacte-nos! Obrigado."

Não tenho água em casa, por isso foi o que fiz. Liguei à EPAL, para todos os quatro números apresentados na factura - CLIENTES 213 221 111; LEITURA 800 201 101; ROTURAS
800 201 600; FALTA DE ÁGUA 800 222 425. Em todos os casos, foi impossível realizar a chamada. São 9h15 da manhã e há pessoas que tomam banho, lavam os dentes e precisam trabalhar. Mas isso para a EPAL é indiferente. Os telefones de apoio aos clientes não funcionam, o que interessa é que a factura seja paga a tempo e horas. Nem uma informação no site, nem uma voz do outro lado do telefone. Nem que fosse apenas para dizer qualquer coisa do tipo: "Estamos a tentar resolver a situação". Mas não, nem isso.

11/03/08

Chuva de corrupção


Em Abril de 2004, Portugal ficou a saber do Apito Dourado. Hoje, quase quatro anos depois, o caso relacionado com corrupção desportiva continua sem culpados. Apenas suspeitos, tal como a Casa Pia, por exemplo. E não parece haver fim à vista, principalmente quando se sabe que a chuva que está a cair em Gondomar fez com que o início da sessão de hoje do julgamento tenha sido atrasado. Já não basta a pouca vontade em que a coisa se resolva, o tráfico de influências, o ruído causado em volta do processo, as mudanças na Judiciária, o comportamento dos magistrados do Porto, agora também a chuva? Os baldes de plástico já lá estavam para impedir que a água se espalhasse pela sala de audiências e o juíz Carneiro da Silva teve a excelente tirada: "Porque a queda de água não influencia o início do julgamento, provavelmente devido à diminuição da queda de chuva, dar-se-á início à sessão". Provavelmente... E provavelmente este será mais um caso sem culpados.

10/03/08

O Livro


Cá está ele.

Terra Vermelha



O jornalista Paulo Barriga acaba de lançar mais um excelente livro. Desta vez, sobre as histórias do Alentejo profundo. TERRA VERMELHA - CRENÇA E INSUBMISSÃO NO ALENTEJO DO SÉCULO XX é um livro indispensável para quem quer conhecer o universo alentejano, desde a revolta à indignação, das utopias políticas aos prodígios sobrenaturais. São reportagens históricas e artigos da sua autoria que mostram que ainda é possível fazer bom jornalismo em Portugal. A honra do prefácio deste livro da editora Guerra & Paz coube a outro companheiro das reportagens, o jornalista da SÁBADO, Francisco Camacho.




Barriga é jornalista free-lancer, nasceu em Beja em 1968. Começou a carreira nas rádios locais. Trabalhou nas redacções do Diário do Alentejo, O Independente, Correio da Manhã e Visão. Foi fundador das revistas Imenso Sul, Alentejo Terra Mãe e A Outra Margem, da qual foi director. Entre 1995 e 1998, participou no projecto EXPO'98, primeiro como redactor do Expo Informação (do Público) e depois enquanto redactor do Diário da Expo (Diário de Notícias) e da Agência Expo de Informação. Publicou reportagens em órgãos como o Expresso, o Sol, a Grande Reportagem ou a Focus. É crítico literário do Diário do Alentejo e cronista do Correio Alentejo. Publicou livros no campo da reportagem histórica e da etnografia, entre os quais Castro Verde 20 Anos – A Revolução Transparente (1997) ou Campos de Concentração – O Envolvimento Português na Guerra Civil de Espanha (1999).

O livro está nas livrarias desde 6 de Março e custa 13,30 euros. Do que é que estão à espera?

Procura-se líder


Clube com mais de 100 anos, situação económica difícil mas a caminhar para a estabilidade procura treinador de futebol para equipa que mistura idosos com crianças. Trabalho aliciante para quem gosta de viver à beira do abismo e com uma espada em cima da cabeça. Salário base compatível com o mercado nacional, acrescido de comissões pelos feitos alcançados. Respostas através da sondagem cá do blog.

Os candidatos estão seleccionados, mas, tal como os imortais, no final só pode haver um:

- D. Sebastião, rei na reforma, vulgo o Desaparecido. Ideal para causas perdidas;

- Nostradamus, profundo conhecedor do futuro. Combate maus-olhados e o vicío do tabaco;

- Jesus Cristo, milagres é com ele. Quem transforma água em vinho é capaz de tudo;

- Eusébio, treinador-jogador, já!


Fico à espera dos vossos votos, obrigado.

Algo vai mal no reino

Paulo Portas não teve um único voto. Francisco Louçã foi escolhido por apenas um passageiro do blog e Cavaco Silva alcançou o segundo lugar do top da honestidade com 27% dos votos. O grande vencedor foi Jerónimo de Sousa com uns esmagadores 63%, a maior percentagem alcançada nas sondagens do 'Jornalismo Positivo'. Ou seja, o líder do PCP é o homem a quem se pode comprar um carro em segunda mão sem grandes hesitações. O que não significa que possa chegar a Primeiro-Ministro. Tem apenas cara de tipo honesto que não nos vai enganar com um qualquer chasso.